sexta-feira, 21 de junho de 2013

Plano de aula: Notação científica - 9º ano

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
-Entender a notação científica como um processo de simplificação de escrita de números muito grandes ou muito pequenos.
-Usar corretamente a notação científica e apresentar a noção de ordem de grandeza.
-Realizar operações.
- Despertar nos alunos o gosto pela pesquisa e descoberta de medidas muito pequenas e/ ou muito grandes.
- Criar situações para a exploração dos conceitos de notação científica e ordem de grandeza de um número.
- Explorar as variações da grandeza comprimento, relacionada a distâncias espaciais.

PROCEDIMENTOS


1ª etapa: Revisar as operações com potências e suas propriedades. Dar ênfase à representação e ao cálculo com potências de base 10.

2ª etapa: Leitura do texto: Bilhões e bilhões, retirado do livro Bilhões e bilhões: Reflexões sobre a vida e a morte na virada do milênio de Carl Sagan.Disponível em: http://www.us.esags.edu.br/Conteudo/Releases/Arquivo/BilhoeseBilhoes-Carl_Sagan_F1963B30.pdf . Trabalhar a linguagem do texto e as notações científicas apresentadas. Introduzir o conceito de notação científica e sua representação.

3ª etapa: Apresentação de slides com o enfoque no conteúdo notação científica contendo as operações envolvendo potências de base 10. Disponível em: http://www.slideshare.net/ppmateus/distancias

4ª etapa: Apresentação de tabela, ressaltando as potências de dez com expoentes inteiros de múltiplos e submúltiplos com suas respectivas denominações especiais.

5ª etapa: Junto com o professor de Ciências apresentar o  vídeo "Viagem ao interior do corpo humano "com o Dr. DrauzioVarella no programa Fantástico, em 2002. Disponível em:
Apresentar o conteúdo do vídeo impresso aos alunos e as atividades referentes a ele que seguem abaixo:
Leia o texto com atenção e responda as questões: VIAGEM PELO INTERIOR DO CORPO HUMANO.
Vivemos, comemos e respiramos dentro de um corpo humano, que é constituído de setenta e cinco por cento de água. Desde que nascemos essa máquina maravilhosa realiza coisas maravilhosas. Veja: babamos cento e quarenta e cinco litros (em média) de saliva antes de completarmos um ano.
Engatinhamos cento e cinquenta quilômetros (em média) até completarmos dois anos de vida.
Nos primeiros dez anos, aprendemos uma palavra nova a cada duas horas. Até os dez anos, nosso coração já bateu trezentos e setenta oito milhões de vezes.
Ninguém se vê livre de passar doze anos em frente à televisão, dois anos e meio ao telefone e beijando duas semanas sem parar.
Nossos cabelos crescerão novecentos e cinquenta quilômetros (em média), sendo que mais de dois metros apenas pelo nariz e dezenove quilogramas ( em média), de pele morta são eliminados pela superfície do corpo.
Produzimos duzentos bilhões ( em media ) de glóbulos vermelhos a cada dia.
Até os vinte e um anos respiramos o equivalente a três milhões e meio ( em média)de balões de ar.
Lagrimas, então, derramamos sessenta e cinco litros(em media) o que equivale a um milhão oitocentos e cinquenta mil gotas (em media). Cada lágrima tem massa de trinta e cinco miligramas (em media) e é constituída de noventa e nove por cento de água e mais oitenta ingredientes, como açucares e antissépticos que correm por seis micro canais finos como um fio de cabelo.
Passamos oito anos de vida no trabalho. Vamos memorizar o nome de duas mil pessoas e apenas cento e cinquenta chamaremos de amigos. No decorrer da vida sexual teremos mais ou menos duas mil e quinhentas relações, em media com cinco pessoas. Piscamos quatrocentos e quinze milhões ( em media) de vezes durante a vida, protegendo os olhos que distinguem mais de um milhão de cores diferentes.
Casando, teremos sessenta por cento de chance de dar certo no casamento.
Na média criaremos dois filhos e cinco netos e quando crescerem só dois dos nossos dez bisnetos lembrarão nosso nome.
A média de vida dos brasileiros é de setenta anos. Nosso corpo é uma maquina resistente.
De vez em quando pare para ouvir seu corpo! É uma linda sinfonia.  
Dr. Dráuzio Varela 
A) Quantos litros em media eliminamos de saliva antes de completarmos um ano? Escreva essa medida em mililitros.
B) Até um ano de vida engatinhamos cerca de quantos quilômetros? Transforme esse valor em metros e em centímetros. Faça a notação científica dos números.
C) Quantas gotas de lágrimas derramamos durante a vida? Escreva em notação cientifica desse número.
D) Quantos glóbulos vermelhos o nosso corpo produz em média por dia? Escreva-o em notação científica.
E) Quantos quilos de pele morta eliminamos durante a vida? Transforme essa medida em gramas e miligramas e escreva em notação científica desses números.
F) Escreva em notação científica a(o):
· Quantidade de vezes que piscamos.
· Quantidade de cores que nossos olhos veem.
· Comprimento do nosso cabelo durante a vida.
· Quantidade de vezes que nosso coração bate até os dez anos de vida.


6ª etapa: Os alunos deverão realizar uma pesquisa sobre a linguagem científica e suas aplicações.

7ª etapa: Realizar a situação de aprendizagem 4 do caderno do aluno, volume1: Potências, notação e ordem de grandeza.

Recursos
Papel sulfite com texto e atividades impressas.
SAI.
Data show.


Fonte:
Acesso em 26/05/2013 às 21:11h
Acesso em 26/05/2013 às 21:30h
Acesso em 26/05/2013 às 21:40h
Acesso em 26/05/2013 às 21:38h
SAGAN, Carl. Billhões e bilhões, Companhia das letras. 1ª edição,2008.


Nenhum comentário:

Postar um comentário