quarta-feira, 5 de junho de 2013

Depoimento sobre leitura: Edson Olímpio dos Santos




Meu primeiro contato com a leitura, se deu, no meu entender, quando comecei a ligar as sílabas e a formar palavras e daí por diante frases completas.Tudo isso, começou na escola. Diferentemente de Gilberto Gil e Gabriel Pensador que iniciaram no mundo da leitura com suas avós, privilégio que não tive a honra, pois a minha não sabia ler, mas me deu o maior amor do mundo.Quanto ao mundo da leitura propriamente dita, foi na escola mesmo.Foi em minha 5ª série.O professor nos levava para a biblioteca e lá escolhíamos os livros que nos agradavam.E eu então, tive a oportunidade mágica de conhecer uma das obras mais importante de Monteiro Lobato, O Sítio do Pica Pau Amarelo. As visitas eram semanais.Apesar de assistir na TV as aventuras de Emília e sua turma, percebi que lendo os livros me deparava com detalhes que não via na TV, despertando assim uma curiosidade cada vez maior.Daí em diante, passei a ler com mais frequência revistas de variedades e também revistas em quadrinhos.Nas séries seguintes, mudei de escola e meus professores não nos levavam mais à biblioteca para praticarmos nossa leitura e fui me desestimulando.Já no 2º ano  do colegial,(atual Ensino Médio) um professor, após fazermos a aquisição de nossos livros didáticos, percebeu que sobrou uma certa quantia em dinheiro e nos disse que compraria livros de literatura brasileira para lermos e que poderíamos na medida em que fossemos lendo, trocar por outro.Foi aí que tudo recomeçou, mas desta vez foi pra valer, até os dias de hoje.Conheci muitas obras , entre elas obras de Machado de Assis, José de Alencar, José Lins do Rego, Gonçalves Dias.Na faculdade continuava com esse excelente hábito de ler. Alguns colegas de curso achavam estranho, eu estar sempre com livros, pois diziam ter escolhido o curso de exatas por não gostarem de ler.Lendo aqui no curso, os comentários de algumas personalidades de nossa cultura, entre eles, me identifiquei com as definições de Antonio Candido, quando diz que as produções literárias satisfazem as necessidades básicas do ser humano, que enriquecem a nossa visão de mundo, gera o exercício da reflexão, boa disposição para com o próximo, afinamento das emoções, e entre elas também e a mais importante, o cultivo do amor. E falando justamente sobre o cultivo do amor, quero indicar aqui o livro do escritor de origem italiana e naturalizado nos Estados Unidos, Leo Buscaglia e sua obra Vivendo, Amando e Aprendendo , livro que encaixa perfeitamente com as definições destacadas por Antonio Candido. Quanto a escrita assim como Gabriel ,O Pensador, tinha dificuldade com redações no inicio da 5 ª série com os temas livres, pois tinha bastante dificuldade, mas no Colegial, essa dificuldade foi superada com técnicas de redação e depois entendi que as redações tinham que ter começo, meio e fim e aí aumentou a tranquilidade para escrever.Hoje em dia, motivo muito meus alunos a praticarem a leitura e criarem o hábito da leitura e que pode ajudá-los numa redação, a serem mais articulados na hora de se comunicarem,no mercado de trabalho além do prazer ,claro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário