sábado, 22 de junho de 2013

Plano de aula: Sistemas de medidas


O assunto sistema de medidas tem como objetivo:

  • Introduzir no universo da criança noções de distância. Associados aos possíveis conhecimentos prévios das operações fundamentais são até o término do assunto, o aluno possa realizar medições e resolver problemas que necessitem conversão de unidades de medidas.
  • Despertar o pensamento e propiciar a troca de experiências, de conhecimentos dos padrões universais de medidas, como sistema  métrico decimal.
  • Fazer com que o aluno saiba debater idéias, levantar hipóteses, elaborar estratégias e aplicá-las no seu cotidiano.
  • Identificar e relacionar as unidades de medidas de comprimento: metro, decímetro, centímetro, milímetro, quilômetro e outras.
  • Interpretar e comparar distâncias, quantidades e aproximações de valores exatos.
  • Orientar o aluno na leitura, interpretação e compreensão de  problemas que utilizam relações entre diferentes unidades de medida.
  • Identificar as diferentes representações de um número racional. 
  • Compreender  sistemas de medidas diferentes
  • Justificativa
  • Introduzir no universo da criança noções de distância. Associados aos prévios conhecimentos das operações fundamentais são possíveis que até o término do assunto, o aluno possa realizar medições e resolver problemas que necessitem conversão de unidades de medidas.


ESTRATÉGIAS E/OU PROCEDIMENTOS

  • Despertar a curiosidade quanto às medidas dos objetos manipulados no cotidiano.
  • Que instrumentos de medição utilizar para cada tipo de medida de comprimento.
  • Associados aos prévios conhecimentos das operações fundamentais são possíveis que até o término do assunto, o aluno possa realizar medições e resolver problemas que necessitem conversão de unidades de medidas.



AVALIAÇÃO

     A avaliação consiste em realizar atividades e trabalhar com as devidas         conversões, solicitando aos alunos fazer medições em áreas de grandes proporções e áreas pequenas, diferenciando a utilização de diferentes instrumentos de medições, além de uma avaliação escrita.

RECURSOS MATERIAIS E/OU TECNOLÓGICOS

  • Cartolinas,
  • Folha de papel,
  • Fita métrica,
  • Trena,
  • Régua,
  • Compasso,
  • Computador, etc.

FORMAS DE RECUPERAÇÃO


        Propor aos educando  atividades práticas dentro do ambiente escolar que possam otimizar o interesse em  participar dessas oficinas , utilizando instrumentos de medições diferentes. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário