sexta-feira, 21 de junho de 2013

Plano de aula: Ângulo reto - 7º ano


TEMA: Espaço e forma

OBJETIVOS GERAIS
  • Construção de itinerários: Movimentação.
  • Reconhecer os diferentes tipos de ângulos.
  • Reconhecer ângulos como mudança de direção.
  • Estimar medidas de amplitude e estabelecer relações entre diferentes unidades. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Conhecer ângulos, suas unidades e instrumentos de medida. 
  • Identificar ângulo reto.


JUSTIFICATIVA

Em vários locais de trabalho, as pessoas com frequência tomam decisões baseadas no que conhecem sobre figuras geométricas e formas. Os construtores medem ângulos para construir uma casa. Os engenheiros decidem quais ângulos usar para a construção de uma curva de uma estrada. Os jardineiros planejam a forma e a disposição dos canteiros de flores. Os cortadores de modelos (em tecido, madeira ou metal) trabalham formas para, dessa maneira, desperdiçar a menor quantidade de material.
A maioria das profissões, principalmente a construção civil, utiliza-se de ângulos retos.
As figuras geométricas tem definições a partir de seus ângulos.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

1ª etapa: Verificar por meio de perguntas que noções de ângulos a sala possui.


2ª Etapa: Disposição da sala de aula
Organize a sala de aula e os alunos da seguinte maneira:

Coloque as figuras do tangran sobre as quatro mesas.

 3ª etapa: Exploração do conteúdo
Explorar com os alunos o conteúdo de cada mesa, deixando-os manipular o material ou se for o caso mostrar para a classe e estimular a identificação das figuras coletivamente.
4ª etapa: Construção dos percursos:
 Pedir para um aluno sentar-se na cadeira central e dar comandos do tipo: Pegue a figura(especificar) da mesa 1  e leve à mesa dois  e outros comandos de modo a obter os  três tipos de ângulos. Mude a  posição da cadeira de modo a obter ângulo obtuso.  
Terminada as orientações, o professor explorará cada um dos quatro desenhos no quadro, definindo: 

Ângulo: região compreendida entre os dois trajetos representados na figura como a parte colorida.
§  Lados do ângulo : os dois trajetos representados com a régua.
§  Vértice do Ângulo: o pondo em que o aluno mudou de direção.  

5ª etapa: Ensinando a manusear o transferidor (molde)

Expor aos alunos a impossibilidade de se medir ângulos com a régua.
Trabalhar as medidas do transferidor convencional, escala numérica:

Confecção de um círculo pelos alunos. Dar as seguintes orientações:
Pegue o círculo e dobre ao meio.
Dobre ao meio novamente...
...vamos encontrar “cantos retos”...
Solicitar para os alunos dobrar mais uma vez o molde acima.
Depois traçar retas nas dobras de cores.
Pedir para os alunos colocarem seu lápis deitado sobre uma das retas desenhadas e fixarem uma das extremidades do lápis no ponto de encontro das retas. Depois, peça para eles giraram o lápis na direção da outra reta, passando pelo interior do ângulo. Observando o movimento do lápis é possível aprofundar a definição de ângulo construída anteriormente, além disso, mostrar-lhes que ângulo é a abertura entre as retas e que não importa o tamanho delas.
Chamar a atenção novamente para as partes que compõem um ângulo: lados, vértices e medida do ângulo.
Solicitar aos alunos para abrir a dobradura e a partir do conhecimento de ângulo reto e da medida de 360º, registrar os graus: 0° , 45°(agudo), 90°(reto) 135° (obtuso), 180° (raso), 225°, 270° e 315°
Chamar atenção dos alunos para a classificação dos ângulos conforme a sua medida. 
Agora, com a dobradura, solicitar aos alunos para medirem as peças do tangram e registrar na própria figura o valor do ângulo;
OBSERVAÇÃO: Na sala de aula pedir para os alunos medirem alguns objetos para saberem o valor dos ângulos.
6ª etapa: Reconhecer os diferentes tipos de ângulos em diferentes situações
Explorar com os alunos a obra de Tarsila do Amaral: Gare. Induzi-los a falar sobre a obra de acordo com seu ponto de vista e fazer perguntas pertinentes de modo a trabalhar os conteúdos estudados.



A Gare. Tarsila do Amaral, 1925. Óleo sobre tela (84,5 x 65cm). Coleção Particular. São Paulo – SP
7ª etapa: Estimulando a estimativa de ângulos
Após esse trabalho, se possível trabalhar estimativas de ângulos através do jogo disponível em: http://www.mathplayground.com/alienangles.html. Na impossibilidade do uso da S.A.I. Outra estratégia é trabalhar o jogo Anguloterapia do caderno do aluno, volume dois. Neste volume trabalhar também os exercícios envolvendo rotas de navegação, importantes na fixação do conteúdo.
8ª etapa: Aplicando o que aprendeu
Desenvolver atividades de construção e medida de ângulos disponíveis no caderno do aluno, volume dois, com auxílio do transferidor e classifica-los.

 RECURSOS MATERIAIS E TECNOLÓGICOS

  • Folha de papel sulfite.
  • Compasso.
  • Transferidor.
  • Régua.
  • Lápis de cor.
  • SAI.
  • Data show.

AVALIAÇÃO

A avaliação se dará através da observação das estratégias empregadas pelo aluno na resolução das atividades, no domínio do uso do transferidor e no reconhecimento dos ângulos estudados em malhas quadriculadas. 

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