TEMA: Espaço
e forma
OBJETIVOS
GERAIS
- Construção de itinerários: Movimentação.
- Reconhecer os diferentes tipos de ângulos.
- Reconhecer ângulos como mudança de direção.
- Estimar medidas de
amplitude e estabelecer relações entre diferentes unidades.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
- Conhecer ângulos, suas
unidades e instrumentos de medida.
- Identificar ângulo reto.
JUSTIFICATIVA
Em vários locais de trabalho, as pessoas com frequência tomam decisões
baseadas no que conhecem sobre figuras geométricas e formas. Os construtores
medem ângulos para construir uma casa. Os engenheiros decidem quais ângulos
usar para a construção de uma curva de uma estrada. Os jardineiros planejam a
forma e a disposição dos canteiros de flores. Os cortadores de modelos (em tecido,
madeira ou metal) trabalham formas para, dessa maneira, desperdiçar a menor
quantidade de material.
A maioria das profissões, principalmente a construção civil, utiliza-se de ângulos retos.
A maioria das profissões, principalmente a construção civil, utiliza-se de ângulos retos.
As figuras geométricas tem definições a partir de seus ângulos.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
1ª etapa: Verificar por meio
de perguntas que noções de ângulos a sala possui.
2ª Etapa: Disposição da sala de aula
Organize a sala de aula e os alunos
da seguinte maneira:
Coloque
as figuras do tangran sobre as quatro mesas.
3ª etapa: Exploração do conteúdo
Explorar com os alunos o conteúdo de
cada mesa, deixando-os manipular o material ou se for o caso mostrar para a
classe e estimular a identificação das figuras coletivamente.
4ª etapa: Construção dos percursos:
Pedir para
um aluno sentar-se na cadeira central e dar comandos do tipo: Pegue a figura(especificar)
da mesa 1 e leve à mesa dois e outros comandos de modo a obter os três tipos de ângulos. Mude a posição da cadeira de modo a obter ângulo
obtuso.
Terminada as orientações, o professor
explorará cada um dos quatro desenhos no quadro, definindo:
Ângulo: região compreendida entre os dois
trajetos representados na figura como a parte colorida.
§ Lados do ângulo : os dois trajetos representados
com a régua.
§ Vértice do Ângulo: o pondo em que o aluno mudou de
direção.
5ª etapa: Ensinando a manusear o transferidor (molde)
Expor
aos alunos a impossibilidade de se medir ângulos com a régua.
Trabalhar
as medidas do transferidor convencional, escala numérica:
Confecção
de um círculo pelos alunos. Dar as seguintes orientações:
Pegue o círculo e dobre ao meio.
Dobre ao meio novamente...
Pegue o círculo e dobre ao meio.
Dobre ao meio novamente...
...vamos
encontrar “cantos retos”...
Solicitar
para os alunos dobrar mais uma vez o molde acima.
Depois traçar retas nas dobras de cores.
Pedir para os alunos colocarem seu lápis deitado sobre uma das retas desenhadas e fixarem uma das extremidades do lápis no ponto de encontro das retas. Depois, peça para eles giraram o lápis na direção da outra reta, passando pelo interior do ângulo. Observando o movimento do lápis é possível aprofundar a definição de ângulo construída anteriormente, além disso, mostrar-lhes que ângulo é a abertura entre as retas e que não importa o tamanho delas.
Chamar a atenção novamente para as partes que compõem um ângulo: lados, vértices e medida do ângulo.
Depois traçar retas nas dobras de cores.
Pedir para os alunos colocarem seu lápis deitado sobre uma das retas desenhadas e fixarem uma das extremidades do lápis no ponto de encontro das retas. Depois, peça para eles giraram o lápis na direção da outra reta, passando pelo interior do ângulo. Observando o movimento do lápis é possível aprofundar a definição de ângulo construída anteriormente, além disso, mostrar-lhes que ângulo é a abertura entre as retas e que não importa o tamanho delas.
Chamar a atenção novamente para as partes que compõem um ângulo: lados, vértices e medida do ângulo.
Solicitar
aos alunos para abrir a dobradura e a partir do conhecimento de ângulo reto e
da medida de 360º, registrar os graus: 0° , 45°(agudo), 90°(reto) 135°
(obtuso), 180° (raso), 225°, 270° e 315°
Chamar atenção dos alunos para a classificação dos ângulos conforme a sua medida.
Agora, com a dobradura, solicitar aos alunos para medirem as peças do tangram e registrar na própria figura o valor do ângulo;
OBSERVAÇÃO: Na sala de aula pedir para os alunos medirem alguns objetos para saberem o valor dos ângulos.
Chamar atenção dos alunos para a classificação dos ângulos conforme a sua medida.
Agora, com a dobradura, solicitar aos alunos para medirem as peças do tangram e registrar na própria figura o valor do ângulo;
OBSERVAÇÃO: Na sala de aula pedir para os alunos medirem alguns objetos para saberem o valor dos ângulos.
6ª etapa: Reconhecer os diferentes tipos de ângulos em
diferentes situações
Explorar
com os alunos a obra de Tarsila do Amaral: Gare. Induzi-los a falar sobre a
obra de acordo com seu ponto de vista e fazer perguntas pertinentes de modo a
trabalhar os conteúdos estudados.
A Gare. Tarsila do Amaral, 1925. Óleo
sobre tela (84,5 x 65cm). Coleção Particular. São Paulo – SP
7ª etapa: Estimulando a estimativa de ângulos
Após esse trabalho,
se possível trabalhar estimativas de ângulos através do jogo disponível em: http://www.mathplayground.com/alienangles.html.
Na impossibilidade do uso da S.A.I. Outra estratégia é trabalhar o jogo
Anguloterapia do caderno do aluno, volume dois. Neste volume trabalhar também
os exercícios envolvendo rotas de navegação, importantes na fixação do conteúdo.
8ª etapa: Aplicando o que aprendeu
Desenvolver
atividades de construção e medida de ângulos disponíveis no caderno do aluno,
volume dois, com auxílio do transferidor e classifica-los.
RECURSOS MATERIAIS E TECNOLÓGICOS
- Folha de papel sulfite.
- Compasso.
- Transferidor.
- Régua.
- Lápis de cor.
- SAI.
- Data show.
AVALIAÇÃO
A avaliação se dará
através da observação das estratégias empregadas pelo aluno na resolução das
atividades, no domínio do uso do transferidor e no reconhecimento dos ângulos estudados
em malhas quadriculadas.
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