Meu primeiro contato com a leitura foi na escola, lembro perfeitamente que em todo final de aula a professora lia para a classe uma história, e escrevíamos a mesma como tarefa. Ficava fascinada com todas as histórias e atenda a todos os movimentos e expressões da professora. Nessa época a escola não tinha biblioteca que era recém inaugurada e também não havia livros didáticos em nossas aulas, apenas a cartilha Caminho Suave.
O incentivo a leitura veio dos professores durante toda a minha vida acadêmica. Em casa não havia livros disponíveis, nem revistas ou televisão, e como eu gostava muito de ler e estudar, pegava os livros da minha irmã mais velha e lia textos e poesias.
A medida que o tempo foi passando, aprofundei o meu conhecimento e interesse na leitura mais técnica , devido as necessidades nas execuções das tarefas no trabalho. A leitura faz parte do meu cotidiano ao ler noticias sobre o mundo a partir da internet, além de ler em jornais e revistas.
Acredito que a leitura é essencial em nossas vidas, pois com ela imaginamos ou até mesmo vivemos outros mundos, mundos que até podem ser perfeitos, mas, independente da história e dos acontecimentos descritos, cada leitor faz uma reflexão da história com o seu cotidiano, e com isso há um crescimento intelectual que apenas o mesmo terá.
Na sala de aula, incentivo meus alunos a lerem os enunciados, textos introdutórios do conteúdo, com a finalidade que eles tenham uma maior autonomia na compreensão e solução das questões.
Este blog é formado por professores de Matemática da rede estadual paulista e destina-se ao compartilhamento de ideias sobre a leitura no ensino de Matemática. Somos participantes do curso:Melhor gestão, melhor ensino, promovido pela secretaria de educação do estado de São Paulo. Nossa turma é formada pelos professores:Camila Nogueira de Lima Hila, Edson Olímpio dos Santos, Hilda Pereira Dias da Silva, José Nelson de Oliveira, Rosemary Rodrigues e Sidnei Pines Zanguettin Pereira.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário